sábado, 17 de novembro de 2012

Iogurte: O que ele tem de bom.



Iogurte:  Tudo de bom.

O iogurte faz mais pela sua saúde do que você imagina.

    A maioria dos nutricionistas, experts em dietas confirmam que um copinho de iogurte por dia faz milagres. A razão é simples: além de saboroso, ele é de fácil digestão e contém bactérias extremamente importantes ao funcionamento do organismo, principalmente do intestino.

   Podemos agradecer a criação do iogurte aos turcos. Por volta do século 12 o iogurte nasceu da necessidade dos turcos de fazerem o leite durar mais. Sua coagulação permitia que ele fosse levado em longas viagens. Como o povo turco era nômade, a bebida foi se espalhando pelo mundo. Para a nossa sorte. J

   Para que o termo iogurte pode ser empregado quando a cultura utilizada na fermentação do leite contar com as bactérias Lactobacillus bulgaricus e Streptococcus thermophilus, boas para o corpo. Em cada mililitro de iogurte há a  participação de  5 milhões de bactérias do bem.


Nos potinhos de iogurte tem:

   Os iogurtes que compramos no supermercado são ricos em cálcio, potássio, fósforo, proteínas e vitaminas. São também funcionais, ou seja, ajudam o organismo a prevenir ou tratar determinadas doenças. Os micro-organismos existentes no iogurte costumam se alojar nas paredes intestinais, protegendo-as das bactérias do mal que transitam por ali. Por isso, uma das dicas dos especialistas é checar a embalagem e procurar por produtos que contêm culturas vias (lactobacilo, bifidobactérias), ainda mais benéficas à saúde.


Tipos de iogurte:

Tradicionais: O leite usado na receita é integral e eles costumam ter em sua composição cerca de 3,5% de gordura. Entre os mais vendidos estão os naturais (sem sabor) com mel ou laranja com cenoura.

Light: Recebem essa denominação porque tem 30% menos calorias e 50% menos gorduras em relação aos tradicionais. Na legislação brasileira, para ser light o produto dever ter 25% menos calorias.


Desnatados:  À base de leite desnatado, têm entre 0,5% e 2% de gordura.

0% de gordura: Apesar de se autoproclamar “livre” de gordura ele pode ter um pouquinho de gordura na composição até 0,5%.

Sobremesa láctea: Mais espessos, também com consistência de pudim, têm pedaço de frutas no fundo do pode – que se transformam na cobertura quando o iogurte é retirado da embalagem.

Bebida Láctea: Frutas e iogurte natural são batidos até adquirirem uma consistência de bebida. Em muitos casos, a mistura ganha a adição de cereais.

Petit Suisse ou Pudim:  Mistura de frutas com iogurte, leva também um espassante que deixa o alimento com uma textura quase de gelatina.





Agora é só escolher o seu iogurte preferido e aproveitar os seus benefícios.




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. Nossa eu amo iorgute é altamente nutritivo inclusive pros cabelos...heheh
    com mel é uma delicia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Erika e nesse calor iogurte geladinho c/frutas é tudo de bom mesmo.

      Excluir